Pároco

Frei Silvio Cesar Ferreira OFMCap

Diáconos

Geraldo Luiz de Souza
Vicente Palote Martins


Nossa História

Uma singela capela, começou a ser realidade no ano de 1967, ( local na Praça onde é realizada a  Feira da Lua) no jardim Igapó, com cada morador á um modo e disponibilidade( pedreiros e carpinteiros voluntários), arregaçaram as mangas e foram à luta para erguer  as paredes e teto desta singela construção, e com a autorização  do Prefeito , o madeira utilizada  foi de uma demolição de uma escola rural desativada na Usina Três Bocas e da Fazenda Refúgio.

Em estilo Simples, feito com muita dedicação, tábuas curtas eram emendadas umas às outras para atingir o comprimento e altura da Torre que apontava o sino. Todos os domingos o sino badalava de manhã antes da missa, e nos triste momentos fúnebres.

A escolha do nome da paróquia foi sugestão  partiu dos Senhores José Bezerra, José Joaquim e Joaquim Ribeiro. Todos devotos da Santa.

A primeira Missa realizada na capela foi no primeiro semestre  de 1968 de forma improvisada, sem bancos, com cadeiras cedidas pela vizinhança.

Na semana seguinte, com as sobras das madeiras da construção, foi confeccionado o altar sobre dois cavaletes, e os bancos sem encosto.

Por falta de sacristia, o padre se compunha para a celebração num biombo de tecido num dos cantos  da capela atrás do altar.

Castiçais e cálices foram doados pelos Freis Franciscanos  da Igreja da Vila Brasil, que passaram a revezar nas celebrações no jardim Igapó aos  Domingos, para uma centena de pessoas que chegavam cedo para garantirem seus lugares.

A inauguração oficial:   Dia escolhido , 12 de outubro de 1968, com procissão realizada  em torno da praça, e com fogos de artifícios que anunciavam a comemoração.

Mas a capela não podia ficar assim.  O trabalho só estava começando.   Com a comunidade se unindo através de serviços e funções para  as causa da igreja , realizando eventos e quermesses para arrecadar fundos para as ampliações e melhorias .

Com o tempo , a capela não comportava mais pessoas,com o aparecimento de mais bairros e famílias chegando,era necessária uma ampliação e com um modesto fundo financeiro administrado pela associação de bairro, fizeram a ampliação do espaço , com sacristia , espaço para serviço de secretária , sanitários e um barracão de festas.

E em 1974,  a Dona Ruth assumiu a catequese, e o material de catequese foi fornecido pela paróquia Nossa Senhora das Graças, para um grupo 40 a 60 crianças,e logo após de um ano de formação, logo foi realizada a 1ª turma de 1ª eucaristia. 

A capela também serviu de escola para o MOBRAL, para alfabetização de adultos.

Com a expansão dos bairros , as construtoras tiveram que separar e doar para a prefeitura, um local para igrejas, centros sociais, creches,etc. O terreno onde é nossa paróquia e o centro pastoral foi doado pela prefeitura, e o terreno onde ficava a capela e o barracão teriam que ser devolvidos( pracinha). 

Primeiro foi construído o salão em madeira ,que serviria para tudo, inclusive catequese, onde Frei Ernesto Pároco da Vila Brasil a qual pertencíamos como capela, se preocupou em construir as salas de catequese ( com Saída para a rua País de Gales), e com a construção em andamento, o porão construído primeiramente  aos poucos  a igreja ia tomando forma,   através dos mutirões onde os homens se reuniam aos sábados e domingos.

Aos poucos subiram o pavimento superior as paredes . E em uma viagem para Alemanha, o Frei Ernesto trouxe o dinheiro para o telhado da igreja. Foram comprados cadeiras e ganhados 100 bancos para alojar as pessoas participantes das missas.

Em 1990, com a vinda do Frei Fabiano que iniciou um trabalho na comunidade, e com a colaboração do Frei Shafa então pároco da Vila Brasil, prosseguiram na ampliação da estrutura. E com a demolição da estrutura de madeira do salão, dá-se lugar para o de pré moldado. 

Em 2000, a Capela se torna Paróquia,  tendo com Pároco  Frei Atilio, tendo como comunidades as  Capelas:   Cristo Redentor no Piza( hoje Paróquia), Santa Clara no jardim Neman Sahyun,  São Francisco de Assis no jardim  Vale Azul e São Judas Tadeu ( Conjunto das Flores).