As primeiras declarações registradas em livro foram feitas pelos padres José Alves Vilela (1743) e João de Morais e Aguiar (1757) nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, região onde a imagem foi vista pela primeira vez, em Outubro de 1717.

Primeira aparição de Nossa Senhora Aparecida

Sua primeira aparição foi testemunhada por pescadores de Guaratinguetá que na ocasião receberam a difícil missão de trazer alimento para a festa realizada ao Conde de Assumar, conhecido como Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e de Minas de Ouro.

A época não era boa para pesca, então Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, reconhecendo tamanha dificuldade, levantaram uma prece de socorro à Mãe de Deus.

Leia mais sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O acontecimento

Nas proximidades de Porto Itaguaçu, quando já estavam prestes a desistir da pesca, João Alves lançou a rede mais uma vez, na esperança de conseguir algum alimento para aquele dia. mas ao invés de peixe, ele encontrou parte de uma imagem sem a cabeça. Sem compreender e emocionado com o acontecimento, lançou novamente a rede e dessa vez para a surpresa de todos, encontrou a cabeça que se encaixava perfeitamente à imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Um ato de fé

Com muita fé, João Alves Lançou decidiu lançar a rede mais uma última vez e a intervenção divina aconteceu: a rede veio tão cheia de peixes a ponto de precisarem retornar ao porto, pois a pesca excedia à capacidade do barco.

O retorno dos pescadores a Guaratinguetá foi marcado de devoção e intensa alegria diante da graça alcançada. E esse foi o primeiro milagre realizado por meio de Nossa Senhora Aparecida.

Após o acontecimento, a imagem recebeu incontáveis visitas durante 15 anos e testemunhos de intervenções divinas se acumulavam e se espalharam por todo o Brasil.

O feriado de Nossa Senhora Aparecida

Pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, tornou-se feriado o dia 12 de outubro, dedicado à devoção e reconhecendo oficial à Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

A partir deste decreto, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou a ser exibida com o manto azul cravejado em ouro e pedras preciosas

Destruição da imagem por fanático

Restauradora da imagem