Estamos nos aproximando do dia do Sagrado Coração de Jesus. Sabemos que esta data é móvel, pois é comemorada na segunda sexta feira depois de uma outra grande solenidade que é Corpus Christi. O coração de Jesus que emana tanto amor pela humanidade. Coração de onde brotam e nascem os sacramentos da Igreja; Batismo e Eucaristia.
O que vamos celebrar nesta data litúrgica? Em um primeiro lugar vamos meditar e experimentar o grande amor incondicional de Deus por nós pecadores. O Filho amado de Deus, nos revela que o amor se faz doação e entrega. O que vamos aprender desta entrega? Podemos perceber que quanto mais doamos esse amor, mais o temos. E podemos multiplicar esse amor a partir do momento em que o compartilhamos com as outras pessoas. São Paulo nos ensina e o próprio Jesus, que o amor é a caridade feita aos outros.
O que nós devemos aprender é de onde veio essa entrega. A cruz é o lugar de onde Deus escolheu para manifestar à humanidade de onde brota esse amor. Por nos amar, Jesus entregou sua própria vida. Somente um coração aberto é capaz de entender essa loucura de Deus. O coração fechado e orgulhoso não terá a capacidade de compreender o quanto somos amados por esse Deus que escolheu nos amar.
O coração aberto de Jesus emana uma fonte de graças àqueles que se aproximam dele com humildade. Quando rezamos assim pedindo: ‘fazei o meu coração semelhante ao vosso’, que não seja dito somente com palavras, mas com ações, nos esforçando para que realmente o nosso coração seja manso e humilde. Quantas coisas nós precisamos tirar de nosso coração para que ele realmente seja parecido com o coração de Jesus?
No coração de Jesus nós iremos encontrar acolhimento e amor doação. É esse caminho de acolhimento que todos devemos praticar no dia a dia. Termos a capacidade de abertura ao diferente. A doação que fazemos aos mais necessitados expressa o amor que recebemos de Deus. Quando entendemos profundamente o que pedimos em nossa oração para que ‘o nosso coração seja semelhante ao vosso’, isso deixa de ser apenas uma falácia, e compreendemos o dever de nos comprometermos com os irmãos.
Que possamos celebrar esse dia santo ao Sagrado Coração de Jesus e realmente nos esforçarmos para que o nosso coração vá se convertendo a cada dia e que em cada passo o nosso coração seja misericordioso, com a inspiração e o amor de nosso mestre Jesus.
Frei Silvio Cesar Ferreira OFMCap.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.