A Pastoral do Batismo dessa paróquia foi estruturada em 1.992 pelo Frei Fabiano Zanatta que, na época, capacitou 5-cinco casais da comunidade para a missão de preparar pais e padrinhos que buscam o sacramento do Batismo para seus filhos e ou afilhados. A pastoral iniciou suas atividades de forma “diferenciada” da grande maioria das paróquias da nossa Arquidiocese por não realizar os tradicionais cursos de preparação em finais de semana nas próprias paróquias.

Durante mais de quinze anos, as preparações na Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Jardim Igapó, foram realizadas nos lares dos pais e ou padrinhos. A Pastoral promovia encontros domiciliares, com dias e horários previamente agendados, onde eram abordados cinco temática. Nesses encontros, os casais da pastoral abordavam temas que propiciavam, também, partilha de conhecimento, troca de experiências e sanava dúvidas com as famílias da comunidade, uma vez que os encontros eram mais restritos e, por consequência, propiciam mais liberdade de expressão.  Os temas abordados eram: 1) História e significado do batismo como sacramento; 2) Celebração do Batismo: ritual e símbolos; 3) Comunidade: igreja e compromisso apostólico; 4) Dimensão penitencial: fé, conversão, eucaristia e missa; 5) Dízimo: dimensão comunitária.

Sendo o sacramento do Batismo a porta de entrada para uma vida cristã, a Pastoral do Batismo ao longo desses 29 anos de existência vem auxiliando a Igreja na missão de evangelização dos pais e padrinhos. Hoje, os encontros de formação não são mais domiciliares e, sim realizados na própria paróquia em um único fim de semana. De forma mais objetiva e participativa, a mesma temática continua sendo abordada e, com o mesmo objetivo: propiciar conhecimento, trocar experiências, e propiciar vivência comunitária para que os pais e padrinhos, como principais educadores, possam ser “sal e luz” para as crianças sob suas responsabilidades.

Por fim, outro papel importante da Pastoral do Batismo nas preparações é orientar e sanar dúvidas dos pais e padrinhos para que o dia do Batismo não seja um evento meramente tradicional ou social. Na temática Rito do Batismo, os participantes são conscientizados, motivados e orientados para que a celebração batismal ocorra de forma organizada, bem como, tenha participação ativa e fervorosa dos mesmos durante todo o ritual litúrgico do sacramento.

O encontro paroquial de formação, atualmente, é encerrado com a participação da equipe pastoral e dos pais e padrinhos na missa matinal do domingo para que, juntos, possam partilhar a mesa da palavra e a eucaristia, e assim alimentar nossa fé na caminhada comunitária de evangelização de nossas crianças.  

Pastoral do Batismo – Paróquia Nossa Senhora Aparecida.