Neste domingo vamos com toda a Igreja celebrar a festa da Ascensão do Senhor, que acontece quarenta dias após a Ressurreição do Senhor. Alguns podem pensar que é a festa da despedida oficial de Jesus do nosso meio, mas na verdade, é o momento em que Jesus se torna de forma definitiva o nosso mediador. No que consiste aquele tempo em que Jesus passou com os seus após a Ressurreição? O que seus discípulos compreenderam?
Após a crucificação de Jesus, os discípulos se sentiram meio que perdidos e sem rumo para continuar a missão. O tempo em que Jesus ressuscitado esteve com os discípulos foram momentos de instrução mais contundente, mais esclarecedora, para que os discípulos não se perdessem na missão. Os discípulos precisavam ter a certeza de que a caminhada com Jesus não tinha sido infértil. Jesus vai preparando os discípulos para enfrentar as dificuldades da missão. A Igreja vai perceber que ela não está sozinha neste caminho. O próprio Jesus confirma que Ele não vai deixar a Igreja abandonada: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Os discípulos vão se abrindo para compreender a dimensão de sua missão. E temos uma personagem impar neste cenário que auxiliará os discípulos nesta missão. Maria exerce um papel fundamental na Igreja primitiva. Maria ajudará os discípulos a compreenderem de modo mais claro os ensinamentos de Jesus.
A festa da Ascensão do Senhor marca o término de Sua missão terrena e o momento de Sua volta para o Pai, não para se afastar da humanidade, mas para se tornar o Mediador entre Deus e o homem. Nessa volta para o Pai, Jesus vai cumprir o que o Pai tinha prometido de enviar o defensor. Esse defensor que Jesus menciona é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A nossa fé é trinitária. Quando rezamos o credo manifestamos a Ascensão do Senhor, e cremos que não estamos sozinhos.
Nós cristãos, somos os atuais discípulos de Jesus. A missão agora é nossa e precisamos assumi-la, com fé, doação e amor. O discípulo precisa tomar consciência do seu papel de continuador da missão de Jesus. Missão essa de libertar as pessoas de suas amarras, de suas dificuldades, sendo a comunidade o ponto de chegada e de partida para a missão. Na comunidade encontramos a força e o apoio para continuar essa missão de ser luz para tantas pessoas.
Portanto, a festa da Ascensão do Senhor celebrada com fé e diante de uma caminhada de amor e doação cumprindo a vontade de Deus, nos dá a certeza de que estamos em plena comunhão com Ele.
Frei Silvio Cesar Ferreira. OFMCap
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.