O tempo em que estamos vivendo é um período muito importante para a caminhada da Igreja. Tempo em que vamos nos preparar para receber o Espírito Santo. Para que possamos receber com toda a Igreja a Vinda do Espírito Santo se faz necessário uma abertura ao mesmo.

O povo de Deus deve ser uma comunidade de fiéis que se renova a cada instante. A comunidade imbuída da ação do Espírito Santo, será uma testemunha alegre da mensagem de Cristo, no mundo atual. A comunidade que não se renova no seu modo de agir torna-se envelhecida no mesmo.

Quando falamos em dar testemunho de Jesus, achamos que isso não é para nós. Mas no Evangelho de São João 15,26ss diz-nos: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. Será guiado pelo Espírito e seremos essas testemunhas que o Pai espera de cada um de nós. O Espírito nos levará a dizer a plena verdade e questionará as nossas atitudes.

Podemos fazer com que esse testemunho seja ainda mais fecundo, quando percebemos a importância da comunidade em nossa vida. Nós não somos ilhas e muito menos superdotados de capacidade que não necessitamos dos outros para nos preencher. A comunidade será o caminho seguro para sentirmos a presença renovadora de nossa missão no mundo atual.

O fiel e verdadeiro no seu testemunho é aquele que descobre a alegria de pertencer a uma comunidade vibrante e alegre. Mas aí nos vem a pergunta: onde encontramos essa comunidade? Essa comunidade só existirá quando eu e você nos comprometermos a viver o Evangelho com a alegria e não ficarmos colocando defeito nesta ou naquela pessoa. Quando descobrirmos a riqueza de viver o nosso batismo e a nossa missão profética.

Por Frei Silvio Cesar Ferreira